BiPTT: A Nova Geração do Push-to-Talk

Tempo de leitura: 8 minutos

A Solução e seus Componentes

BiPTT é uma Solução Corporativa de Comunicação de Voz, baseada na tecnologia Push to Talk, para Empresas e Equipes de Trabalho.

Com o uso do BiPTT em sua Operação de Comunicação de Voz entre Equipes de Trabalho, você terá todas as funções já disponíveis nos Rádios Comunicadores convencionais, mas, além destas já conhecidas, terá diversas outras funcionalidades que somente são possíveis devido ao uso da tecnologia Push-to-Talk over Cellular (PoC).

Apesar do aplicativo BiPTT ser o componente mais conhecido da solução, na verdade, a solução é muito mais que o App especificamente, e possui três componentes principais, que apresentaremos resumidamente abaixo:

  • BiPTT – Aplicativo para Smartphones Android, sendo o componente utilizado na Comunicação de Voz entre os usuários propriamente. O BiPTT é um aplicativo leve, de baixo consumo de bateria, de baixo consumo de dados, e de excelente performance. Simples de usar, a sua interface é voltada para a simplicidade do uso, e a alta performance de aplicação em sua função principal que é a transmissão de voz instantânea e de alta qualidade. Abaixo, algumas telas do BiPTT para uma primeira visualização:

  • Manager – Sistema web para criação de usuários, canais, permissões e monitoração de geolocalização dos usuários. O Manager é um importante diferencial para os gestores e responsáveis pela supervisão de equipes de campo, pois possibilita a centralização da gestão de usuários, canais, e a monitoração em tempo real dos usuários. Essa monitoração é abrangente, pois independe do lugar em que estejam, no Brasil ou em qualquer lugar do mundo.

  • Dispatcher – Aplicação Windows para PCs e Notebooks para uso em Centrais de Operação. O Dispatcher possibilita que usuários de computadores entrem na Rede de Comunicação BiPTT de sua Empresa, com a mesma facilidade e as mesmas funções do aplicativo BiPTT, sendo baseado nos mesmos conceitos de usuários, canais, e da tecnologia push to talk.


Vantagens para Transporte, Logística e Segurança

A migração dos rádios Push-to-Talk convencionais para o BiPTT traz diversas vantagens empresas dos segmentos de Transporte, Logística e Segurança, devido às características operacionais destas atividades, por diversas razões, dentre estas:

  • A importância de uma comunicação rápida, fluida e objetiva é muito grande;
  • A comunicação tem que funcionar com os operadores em deslocamento, e o ideal é que gere informações sobre este deslocamento;
  • Os operadores tem que ter a percepção que estão se comunicando com todos do grupo e que são ouvidos por todos também;
  • A operação do dispositivo de comunicação tem que ser simples, o mais hands-free possível, por em geral, as mãos estão sendo utilizadas nas atividades operacionais;

Estas necessidades são todas atendidas de forma integral pelas características inovadoras da tecnologia Push-to-Talk over Cellular (PoC), utilizada pelo BiPTT .

Com o uso do BiPTT em sua operação do comunicação de voz entre equipes de trabalho, você terá todas as funções já disponíveis nos rádios comunicadores convencionais, mas além destas já conhecidas terá diversas outras funcionalidades, que somente são possíveis devido ao uso da tecnologia Push-to-Talk over Cellular (PoC).


Exemplos de Benefícios

Qualidade superior na transmissão da voz

Comparativamente com a qualidade oferecida pelos rádios PTT convencionais, a qualidade de voz dos celulares é muito melhor.

Elimina barreiras geográficas

Sua abrangência é mundial, devido à utilização da rede de telefonia celular, (os rádios bidirecionais têm uma abrangência limitada).

Coordenação do grupo facilitada

Controle centralizado dos grupos e canais, e diversas possibilidades de combinação em tempo real de canais, baseado nos perfis e até na localização dos usuários.

Maior segurança

Com suporte a criptografia e de gravação de chamadas.

Gerenciamento do pessoal em campo

Suporte a visualização em tempo real da localização dos usuários.

Melhoria da eficiência operacional

Com o agendamento de chamadas automáticas pré-gravadas, será possível subir um patamar de qualidade e eficiência no gerenciamento das operações regulares e recorrentes.

Melhoria da tratamento de situações críticas

Com a programação de botões de alarmes, será possível reagir com muito mais rapidez e eficiência no gerenciamento das situações críticas.

Maior oferta de dispositivos e acessórios

A diversidade de fabricantes, a enorme oferta de modelos e diversidade de preços dos celulares e acessórios, torna a opção dos rádios comunicadores convencionais cada vez menos indicada.

Redução de custos

Elimina a necessidade da empresa de comprar ou alugar os rádios comunicadores.


Características e Funcionalidades

Tipos de usuários

Usuários Móveis (smartphones e tablets), Usuário de Administração (definição de usuários, canais, etc), Usuário de Central de Despacho (para uso em Central de Comando e Operação, com prioridade de chamadas, mapeamento de localização do usuários móveis, etc).

Qualidade do Áudio

Qualidade superior na transmissão da voz, comparativamente com a qualidade oferecida pelos rádios PTT convencionais.

Tipos de Canais

Suporte a Canais Fixos (por exemplo, manutenção, ou segurança, ou operação), Canais Dinâmicos (determinado pela localização geográfica do usuário e independente do canal a que pertencem; por exemplo, todos os usuários que estejam em uma estação de trem), e Canais de Intersecção, ou seja, combinações de um determinado Canal Fixo com determinado Canal Dinâmico (por exemplo, usuários do canal segurança que estejam em uma determinada localização, por exemplo, uma estação de trem).

Tipos de Chamadas

Chamadas Individuais, Chamadas para Canais (para Canais Fixos, por exemplo, manutenção, ou segurança, ou operação), e Chamadas por Localização (para Canais Dinâmicos, que são determinado pela localização geográfica do usuário e independente do canal a que pertencem).

Prioridade de Chamadas

Chamadas emergenciais e com prioridade (a chamada com prioridade “derruba” todas as chamadas ativas naquele momento).

Gestão Centralizada

Administração centralizada de canais e usuários (retirando do usuário a possibilidade de escolha e/ou da mudança de canal).

Gravação e Recuperação de Chamadas

Gravação de chamadas e do histórico de uso de canais dos usuários (importantes informações para uso de auditorias).

Localização em Tempo Real

Mapeamento da geolocalização dos usuários em tempo real, com visualização em tela de computador do administrador.

Segurança

Além de tudo isso, ter a segurança de suas chamadas serem criptografadas, evitando qualquer possibilidade de entrada indevidas, em seus canais, de usuários externos e ter a possibilidade de mover sua Central de Comando e Operação de acordo com a necessidade da operação, visto que a mesma pode ser utilizada em dispositivos móveis.

Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!


Leia Também o Artigo “BiPTT: Primeiros Passos”

Se você está iniciando a utilização do BiPTT, sugerimos que leia também o artigo BiPTT: Primeiros Passos, onde você pode encontrar todas as informações necessárias para o início de utilização do BiPTT em sua operação.

BiPTT tem evoluído significativamente para melhor atender nossos clientes, e com isso, novas funcionalidades e melhorias estão sendo incorporadas com regularidade.

Assim, vamos publicar artigos periodicamente, sempre que necessário, para facilitar o entendimento e a rápida adoção destas novas funcionalidades pelos nossos clientes.


Assuma o Controle da Comunicação com o BiPTT

BiPTT é uma solução de comunicação instantânea de voz para empresas que transforma smartphones, tablets e notebooks em rádios comunicadores avançados.

Com o BiPTT você terá todas as funções já disponíveis nos rádios comunicadores convencionais, mas além destas já conhecidas terá diversas outras funcionalidades, que possibilitarão você assumir o controle da comunicação, aumentar a eficiência e ainda por cima reduzir custos.

Clique no botão abaixo para Experimentar Gratuitamente o BiPTT:


Outros Artigos Já Publicados Sobre o BiPTT

Em nosso blog, você pode encontrar diversos outros artigos relacionados com o BiPTT:


Artigos Sobre a Tecnologia Push to Talk

Conheça outros artigos sobre Push to Talk e a comunicação instantânea de voz para Equipes de Trabalho.

Clique no título de cada artigo para acessá-lo:


Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *