Padrões de Operação Para Melhorar a Eficiência na Comunicação com Rádios PTT

Tempo de leitura: 4 minutos

Introdução

Como pode ser visto em outros artigos nossos já disponíveis, a comunicação por rádio foi criada na década de 1930 e era utilizada exclusivamente pela polícia e pelas forças armadas. Com o tempo, foram descobertas as vantagens da tecnologia Push-to-Talk e outras indústrias começaram a utilizá-la.

O Push-to-Talk (Clique e acesse artigo sobre a Tecnologia Push-to-Talk) é caracterizado por ser uma comunicação half-duplex, ou seja, que somente um usuário pode falar por vez, e as chamadas são de curta duração.

Para que ela seja realmente eficiente existem alguns procedimentos adotados pelas equipes de trabalho que utilizam PTT. A finalidade é tornar a comunicação mais objetiva possível.

Características da Comunicação Push-to-Talk

Para realizar a comunicação através da tecnologia Push-to-Talk precisamente existem seis características que devem ser consideradas:

Disciplina

Respeitar as normas e procedimentos estabelecidos pela equipe de trabalho, bem como as comunicações em curso efetuadas por outros usuários.

Brevidade

Ocupar o canal durante o mínimo tempo possível. Os recursos de comunicações devem estar constantemente disponíveis, só devendo ser ocupados durante o tempo estritamente indispensável ao serviço.

Clareza

Falar com clareza, devagar e articulando bem as palavras para que os outros usuários possam entender perfeitamente.

Precisão

Passar a informação de modo que ela seja entendida sem dar origem a dúvidas.

Serenidade

Manter uma atitude serena, ainda que mostrando interesse, ajuda a acalmar os seus interlocutores. Não é necessário elevar a voz.

Conhecimento

É fundamental conhecer as características do sistema de comunicações Push-to-Talk e saber utilizá-lo corretamente, assim como estar bem familiarizado com os procedimentos de operação desse sistema.

Principais Regras

Existem três regras essenciais para a operacionalidade da comunicação Push-to-Talk:

  • Não iniciar qualquer comunicação se estiver uma outra comunicação ocorrendo no mesmo canal, deve-se respeitar a chamada em andamento e aguardar a finalização da chamada.
  • Utilizar o sistema exclusivamente para comunicações de trabalho, além de procurar ser breve e liberar o canal o mais cedo possível, planejando sua mensagem antes de começar a falar.
  • Respeitar os procedimentos estabelecidos, cumprindo as normas estabelecidas previamente e outras instruções recebidas.

Sequência da Comunicação

A comunicação é realizada em três passos:

Chamada inicial

A chamada inicial destina-se a estabelecer a ligação entre os usuários. Esta chamada é desencadeada pelo usuário que pretende iniciar a comunicação. Se a chamada foi um-para-um, no caso do receptor não responder à chamada inicial, é necessário repeti-la a cada 30 segundos até que se obtenha a reposta.

Troca de informação

Após o estabelecimento da ligação rádio, o usuário que iniciou a chamada dá início à troca de informação.

Fechamento

Trocada a informação entre os postos, a chamada deve ser desligada. Para tal, termina a comunicação o usuário que a iniciou. Só então os outros usuários do canal ficam sabendo que o canal deixou de estar ocupado.

O Curioso Código Q

Quem nunca ouviu a curiosa fala de guardas de segurança, ou operadores de logística e transporte, ou da equipe de organização em eventos, intercalada de curiosos códigos de letras que parecem mais com um idioma estrangeiro do que com o Português?

Este Sistema de Codificação é o Código Q, que foi criado exatamente para tornar a Comunicação com Rádios Push-to-Talk mais eficiente, objetiva, rápida e padronizada, independente de qual idioma nativo do operador.

O Código Q é adotado internacionalmente e constitui-se de siglas de três letras, sempre começando pela letra Q. Ele é utilizado pela comunicação de rádio e é entendido no mundo todo.

Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!


Assuma o Controle da Comunicação com o BiPTT

Para aproveitar o poder da comunicação por voz, convidamos você a experimentar o BiPTT , nosso aplicativo de comunicação push to talk, que facilita a conversa entre as equipes.

Disponível para download gratuito, o BiPTT permite que você fale instantaneamente com qualquer grupo ou pessoa em sua organização, em todo o mundo.

Com o BiPTT você terá todas as funções já disponíveis nos rádios comunicadores convencionais, mas além destas já conhecidas terá diversas outras funcionalidades, que possibilitarão você assumir o controle da comunicação, aumentar a eficiência e ainda por cima reduzir custos.



Autor deste Artigo: Paulo Florêncio, Diretor Comercial do BiPTT

Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!


Outros Artigos Publicados

Em nosso blog, você pode encontrar diversos outros artigos relacionados com o BiPTT:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *