Tempo de leitura: 7 minutos
A Tecnologia Push-to-Talk (PTT)
A tecnologia Push-to-Talk é a comunicação em tempo real com um usuário ou um grupo através de somente um apertar de um botão em um celular. A comunicação é do tipo half-duplex, o que significa que o destinatário deve esperar o primeiro terminar de falar para poder responder, ou seja, os dois usuários não podem falar ao mesmo tempo.
O PTT utiliza a Voz sobre IP (VoIP), transmissão da voz por pacotes de dado via IP, o protocolo da internet. Atualmente, o Push-to-Talk faz a transmissão dos dados pelas redes de telefonia celular, usando tecnologias como GPRS, EDGE e WCDMA. Por utilizar esse tipo de rede sua abrangência é mundial, já que sua área de cobertura é grande.
O seu funcionamento se dá da seguinte maneira: o usuário seleciona outro usuário ou canal com quem ele deseja falar e pressiona o botão para começar a falar. A mensagem é transformada em um pacote de dados, que é transmitido pela rede da operadora por meio de uma das tecnologias de transmissão mencionadas acima. Esse pacote é recebido pelo celular do(s) destinatário(s), que o transforma novamente em voz. Esse processo se repete a cada vez que um dos usuários pressiona o botão e fala.
Conheça as Vantagens do PTT para sua Operação
Protocolos
Protocolo é uma convenção que possibilita a conexão, comunicação e transferência de dados entre sistemas computacionais. O Push-to-Talk é uma comunicação baseada em Voice over IP (VoIP).
A seguir iremos abordar os principais protocolos que participam no seu fluxo de dados.

Protocolo IP
O Protocolo da Internet (IP) permite a comunicação entre sistemas que utilizam a comutação de pacotes. Ele não necessita de conexão para transferir os blocos de dados, ele precisa apenas que os hosts de origem e destino possuam endereço IP.
Se os blocos de dados forem muito longos, o protocolos fragmenta e remonta o bloco para que ele possa ser transmitido pela rede.
Protocolo UDP
O User Datagram Protocol (UDP) é uma extensão do protocolo IP, que opera no nível de transporte sem a necessidade de conexão. Sua principal função é fornecer uma interface para o protocolo IP.
Seu cabeçalho é composto por: duas portas de identificação, uma de origem e uma de destino da mensagem; o campo UDP Length, que apresenta o tamanho do pacote; e o campo UDP Checksum, que verifica se as informações do cabeçalho estão corretas.
Como o UDP não realiza controle de erros, ele é ideal para a comunicação de voz, pois em caso de erro ele não retransmite a mensagem para o dispositivo de origem.
Protocolo SIP
O Session Initiation Protocol (SIP) é um protocolo de criação, modificação e finalização de sessões multimídia. Suas atividades são:
- Localização do usuário: como o usuário pode se movimentar pela rede, esse procedimento localiza e determina a viabilidade do usuário ser utilizado para a comunicação;
- Capacidade do usuário: determina a capacidade de mídia dos usuários envolvidos e determina os parâmetros de mídia a serem utilizados;
- Disponibilidade do usuário: após ser localizado, esse recurso determina se o usuário possui os recursos disponíveis para iniciar a comunicação;
- Configuração da chamada: definição dos parâmetros que serão usados no estabelecimento da chamada;
- Controle da chamada: processo de gerenciamento da chamada, incluindo transferências e encerramento de chamadas.
O SIP define dois tipos de mensagem, REQUEST e RESPONSE.
A mensagem REQUEST pode ter vários métodos, cada um representa uma ação. Eles são:
- REGISTER: envia as informações de identificação e localização do usuário;
- INVITE: esse método é utilizado para convidar um novo participante para uma chamada nova ou já existente;
- BYE: encerra a participação de um usuário na sessão;
- ACK: uma mensagem desse método é enviada após o INVITE para avisar que a mensagem do tipo RESPONSE foi recebida;
Protocolo RTP
O Real-time Transfer Protocol (RTP) é um protocolo de transporte fim-a-fim de informações multimídia, que faz uma interface entre a camada de aplicação e transporte.
A comunicação entre dois usuários do Push-to-Talk over Cellular se inicia com o usuário um pressionando o botão, o que faz com que uma mensagem REQUEST com o método INVITE seja enviada. O terminal do usuário 2 ao receber essa mensagem, a processa e envia de volta uma mensagem RESPONSE SUCCESS. Portanto, ao receber essa mensagem o servidor do usuário 1 envia uma mensagem REQUEST do tipo ACK. A partir daí as mensagens de voz já podem são transmitidas. Ao liberar o botão após falar o terminal do usuário 1 envia uma mensagem REQUEST BYE. Quando recebe essa mensagem, o usuário 2 envia uma mensagem RESPONSE SUCCESS.
A cada vez que um dos usuários aperta o botão para enviar uma mensagem o mesmo procedimento é realizado.
Conheça os Códigos Usados na Comunicação com Rádios
Arquitetura
A arquitetura do Push-to-Talk é composta por cinco unidades e a relação entre elas é mostrada no esquema a seguir.
Cliente PoC
Terminal móvel que contém o aplicativo PoC, e que permite que o usuário tenha acesso ao serviço. Seu objetivo principal é enviar e receber mensagens do Servidor PoC.
Ele executa as seguintes funções:
- Iniciação, participação e finalização das chamadas;
- Registro e autenticação da infraestrutura;
- Provê acesso e administração as listas de grupo para o usuário;
- Geração e recebimento das comunicações de voz.
Servidor PoC
A função principal do servidor PoC é controlar as chamadas e distribuir as mídias para todos os usuários presentes na chamada.
Ele também responsável por:
- Controlar os acessos;
- Identificar as chamadas e as informações dos participantes;
- Avaliar a qualidade da chamada;
- Fazer relatórios de mudança.
Group List Management Server (GLMS)
O GLMS é responsável pelo armazenamento e administração dos grupos e listas. Ele funciona como uma lista de endereços usados pelo usuário para realizar suas chamadas.
Existem três tipos de lista:
- Lista de contato;
- Lista de grupo;
- Lista de acesso.
Essa última define quem tem permissão de contatar o usuário.
Servidor de Presença
O Servidor de Presença é responsável por administrar as informações de presença. Ele controla a publicação, visualização e busca de informação de presença, além da autorização para visualizar e buscar.
O usuário pode ter um dos seguintes status: Disponível, Não Pertube, Ocupado, Indisponível ou Offline.
SIP/IP Core
O SIP/IP Core é o primeiro ponto de contato do Cliente PoC, já que ele controla as sinalizações trocadas entre o cliente e o servidor.
Outras de suas funções são:
- Procura de endereços IP;
- Autenticação e autorização de Clientes PoC;
- Informar mudanças;
- Realizar funcionalidades do Servidor PoC.
Assuma o Controle da Comunicação com o BiPTT
Para aproveitar o poder da comunicação por voz, convidamos você a experimentar o BiPTT , nosso aplicativo de comunicação push to talk, que facilita a conversa entre as equipes.
Disponível para download gratuito, o BiPTT permite que você fale instantaneamente com qualquer grupo ou pessoa em sua organização, em todo o mundo.
Com o BiPTT você terá todas as funções já disponíveis nos rádios comunicadores convencionais, mas além destas já conhecidas terá diversas outras funcionalidades, que possibilitarão você assumir o controle da comunicação, aumentar a eficiência e ainda por cima reduzir custos.
Autor deste Artigo: Paulo Florêncio, Diretor Comercial do BiPTT
Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!
Outros Artigos Publicados
Em nosso blog, você pode encontrar diversos outros artigos relacionados com o BiPTT:
- Polícia Federal Certifica o BiPTT
- Use Celulares Sem Chip, pela WiFi
- Nextel Anuncia que Encerrará Serviço de Rádio em Março/2018
- Por Que Usar o BiPTT?
- BiPTT: Primeiros Passos
- Quase 90% dos Clientes que usam PTT nos EUA Consideram Migrar para PoC
- Como Escolher um Smartphone para usar com o BiPTT?
- Por que Migrar dos Tradicionais Rádios PTT para o BiPTT?
- A Transformação Digital da Tecnologia Push-to-Talk