A Transformação Digital da Tecnologia Push-to-Talk

Tempo de leitura: 9 minutos

Introdução

O Sistema de Comunicação com Rádios Push-to-Talk (PTT) é bastante utilizado por equipes de trabalho envolvidas em situações operacionais que exigem rapidez, eficiência, controle e atividades em equipe, cenário bastante comum para empresas dos mais diversos segmentos.

A partir dos anos 2000, em consequência de uma série de novas tecnologias, como a evolução das redes de telecomunicações IP e o crescimento da cobertura das redes 3G/4G/WiFi, a tecnologia PTT de uma forma geral agregou interessantes funcionalidades aos rádios e ao sistema de comunicação PTT em si, criando novas possibilidades para operações que já estavam acostumadas com a utilização dos Rádios PTT convencionais e suas características básicas.

Mais recentemente, tem se consolidado um fenômeno muito abrangente, com impactos profundos nas empresas e em toda a cadeia econômica em geral, denominado de Transformação Digital.

A Transformação Digital que, apesar de recente, já tem redesenhado significativamente diversas cadeias de negócios, transformando a relação das empresas com seus clientes, consumidores e colaboradores, tem contribuição direta na evolução da tecnologia Push-to-Talk, como veremos neste artigo.

Vamos também revisitar o surgimento da tecnologia PTT, sua evolução para o Push-to-Talk over Cellular (PoC), e mais recentemente o surgimento dos aplicativos Over The Top (OTT), que utilizam a tecnologia PoC, e enumerar algumas de suas vantagens para Operações, que historicamente são usuárias do PTT, como Transporte e Logística e Segurança.


A Origem da Tecnologia Push to Talk

Como pode ser visto em nossos artigos anteriores (acesse pelos botões no final deste artigo), a Tecnologia Push-To-Talk (PTT) é usada para chamadas instantâneas de voz através de canais de rádio, e tem sido utilizada como sistema de comunicação há bastante tempo por diversos setores, como forças armadas, polícias, bombeiros, empresas e indústrias, em geral, desde 1930.

Apesar da Tecnologia Push-to-Talk, embarcada nos sistemas de Rádios Comunicadores Convencionais, ter evoluído para prover funcionalidades adicionais e complementares em relação aos primeiros sistemas PTT, a sua função básica continua sendo a comunicação instantânea de voz de uma pessoa (origem) para uma outra pessoa (destino) ou para um grupo de pessoas (canal destino), com o “apertar de um botão”.

Quanto mais importante se torna a comunicação em tempo real, maior a força do PTT.


A Primeira Onda da Evolução

O Fenômeno da Transformação Digital

O uso da tecnologia digital muda profundamente a sociedade. A cada instante surgem novas ferramentas, dispositivos e formas inovadoras para diferentes áreas da vida. As empresas não podem ignorar a mudança em curso, diante de um cenário de negócios em rápida transformação imposta pelo desafio de adaptar-se com grande velocidade ou ficar para trás e perecer.

A Transformação Digital tornou-se uma questão-chave na agenda corporativa. Só na América Latina, 26% dos CIOs em empresas de grande porte começaram a trilhar o caminho “digital” em 2016.

Transformação Digital não é apenas a adoção de novas tecnologias, mas também novas maneiras de tornar os negócios mais eficientes e competitivos. É a adoção de tecnologias digitais em todas as fases da cadeia de valor do negócio (da cadeia de abastecimento à fabricação e distribuição) a fim de aumentar a receita e produtividade.

A digitalização de negócios não é o objetivo em si mesmo, pelo contrário, é o meio de alcançar os objetivos e resultados de negócios que fornecem benefícios nos mercados, tornando as empresas mais produtivas, inovadoras e competitivas em troca. Neste ambiente econômico volátil, as empresas precisam mudar o jogo antes de seus concorrentes e aumentar sua vantagem competitiva na era digital, o que é possível graças à Transformação Digital.

O Push-to-Talk over Cellular

Com o surgimento das redes 3G, tornou-se viável a criação de um sistema de PTT com a possibilidade de comunicação entre todas as operadoras, o Push-to-Talk over Cellular (PoC), sistema PTT mais abrangente que os “sistemas de comunicação por rádios convencionais”.

O PoC transforma dispositivos móveis (como smartphones e tablets) e computadores, em dispositivos semelhantes a rádios comunicadores, possibilitando conferências entre dois usuários, múltiplos usuários, grupos pré-definidos ou ainda sessões de chat (mensagens on-line), comunicação de voz em tempo real com apenas o clique de um botão.

Tal como acontece nos sistemas PTT convencionais, na utilização do PoC a comunicação é feita em tempo real, já que o usuário que recebe a chamada não precisa apertar nenhum botão para ouvir a mensagem, o aparelho precisa somente estar ligado e com sinal.

Grupos de afinidade corporativos ou particulares (como os canais do PTT convencional) podem se comunicar entre si de forma mais rápida, prática e econômica aproveitando a cobertura de telefonia celular convencional. Atualmente, a tecnologia funciona nas redes 3G, 4G e LTE, e também pode ser utilizada através do Wi-Fi.

Além disso, com o PoC, usuários podem trocar mensagens de texto instantâneas, contam com rastreamento GPS em tempo real, e diversas outras funcionalidades possibilitadas com a nova plataforma digital na qual o PoC é baseado.

E a sua empresa, está pronta para mudar o jogo antes de seus concorrentes? Não fique para trás!


A Segunda Onda da Evolução

Os Aplicativos PoC em Celulares

Ninguém tem mais nenhuma dúvida que a combinação do uso de aplicativos, dos smartphones e das redes de dados (3G/4G/LTE/WiFi) é uma realidade no mundo todo, com uma taxa de crescimento exponencial.

Como pode ser visto em nossos outros artigos sobre Mobilidade (acesse pelos botões no final deste artigo), a nova geração de consumidores e trabalhadores já chega no mercado de trabalho com a necessária intimidade com estas novas tecnologias, e com uma significativa identificação pelo uso de dispositivos móveis para inúmeras atividades e tarefas, sejam pessoais ou corporativas.

As empresas, pressionadas pela revolução da Mobilidade em seus negócios, e pela popularização do uso de smartphones, tablets e notebooks, investem cada vez mais significativos recursos para a ampliação da cobertura e melhoria na qualidade das redes de dados.

Tem-se então todo o ecossistema necessário para o surgimento e consolidação de uma revolução tecnológica na comunicação de voz entre as pessoas e principalmente entre as equipes operacionais no ambiente corporativo, com o aparecimento dos aplicativos de comunicação PTT para celulares.

Vantagens da Aplicativos PoC para a Operação Corporativa

A tecnologia Push-to-Talk over Cellular traz inúmeras vantagens em relação aos Sistemas e Rádios PTT convencionais, e estas vantagens podem ser mais e mais estendidas pelos Aplicativos PoC que podem incorporar funcionalidades complexas, práticas e integrações não possíveis pela limitação da geração anterior da tecnologia.

Apenas para dar alguns exemplos de benefícios importantes:

  • Qualidade superior na transmissão da voz, comparativamente com a qualidade oferecida pelos rádios PTT convencionais;
  • Elimina barreiras geográficas: sua abrangência é mundial, devido à utilização da rede de telefonia celular, (os rádios bidirecionais têm uma abrangência limitada);
  • Coordenação do grupo facilitada: em geral os aplicativos acrescentam controle centralizado dos grupos e canais, e diversas possibilidades de combinação em tempo real de canais, baseado nos perfis e até na localização dos usuários;
  • Maior segurança, por inclusão de possibilidades como criptografia e gravação de chamadas;
  • Gerenciamento do pessoal em campo e visualização em tempo real da localização dos funcionários;
  • A enorme oferta de modelos e diversidade de preços dos celulares e acessórios, torna a opção dos rádios comunicadores convencionais cada vez menos indicada;
  • Acrescenta a possibilidade de comunicação instantânea e unidirecional pelo celular, eliminando a necessidade do usuário ter que andar com um segundo dispositivo;
  • Elimina a necessidade da empresa de comprar ou alugar os rádios comunicadores;

A Terceira Onda da Evolução

O Aplicativo BiPTT

BiPTT é uma solução de comunicação instantânea de voz para empresas que transforma smartphones, tablets e notebooks em rádios comunicadores avançados.

Com o BiPTT você terá todas as funções já disponíveis nos rádios comunicadores convencionais, mas além destas já conhecidas terá diversas outras funcionalidades, que possibilitarão você assumir o controle da comunicação, aumentar a eficiência e ainda por cima reduzir custos.

Clique no botão abaixo para Experimentar Gratuitamente o BiPTT:


Artigos Já Publicados Sobre o BiPTT

Em nosso blog, você pode encontrar diversos outros artigos relacionados com o BiPTT:


Artigos Sobre a Tecnologia Push to Talk

Conheça outros artigos sobre Push to Talk e a comunicação instantânea de voz para Equipes de Trabalho.

Clique no título de cada artigo para acessá-lo:


O Marco Civil Criou Exigências Para Provedores de Redes WiFi

A popularização dos smartphones, tablets, notebooks, câmeras, etc, combinada com o perfil comportamental das novas gerações, que estabeleceu um permanente e intenso acesso de informações e de relacionamento pelas redes sociais, praticamente criou uma obrigação para as empresas em geral, que é a disponibilização de acesso à internet via Redes WiFi para seus clientes e associados.

Se tiver interesse em aprofundar o entendimento sobre o tema, clique abaixo para receber um eBook Gratuito sobre o Target WiFi Flex Access (TWFA), solução que implementa o atendimento às exigências do Marco Civil Internet, no que diz respeito a navegação dos usuários pelas Redes WiFi.


Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *