Redes Wireless, WiMax e WiFi: Quais as Diferenças?

Tempo de leitura: 3 minutos

WiFi e WiMax são Sistemas de Comunicação das Redes Wireless

Nas últimas décadas, as redes de computadores se expandiram significativamente e se popularizaram.

Para as conhecidas e comumente denominadas Redes Sem Fio (ou Wireless Networks), os principais Sistemas de Comunicação existentes são o WiFi (Wireless Fidelity) e o WiMax (Worldwide Interoperability for Microwave Access).

Redes WiMax

O WiMax (Worldwide Interoperability for Microwave Access) foi desenvolvido para atender a necessidade de acesso à internet móvel e de banda larga entre o assinante residencial/corporativo e a provedora do serviço de acesso, onde não haja infraestrutura de cabos.

Para o mundo dos negócios, cada vez mais rápido e dinâmico, e também para regiões mais afastadas, onde o cabeamento se torna muito extenso e consequentemente caro, o WiMax se mostra uma alternativa vantajosa.

De modo simplificado, no WiMax um equipamento em uma torre transmite o sinal aos assinantes que, por sua vez, utilizam um equipamento especializado para a recepção do sinal, que pode ficar, por exemplo, no telhado de uma casa ou prédio, ao lado do computador de mesa, ou até mesmo embutido em notebooks ou dispositivos portáteis, onde também podem ser utilizadas placas e adaptação.

Redes WiFi

Já a rede WiFi (Wireless Fidelity) precisa de cabeamento: o sinal de internet chega até o roteador através da infraestrutura da rede telefônica ou da TV a cabo.

Esse equipamento transmite ondas de rádio até os equipamentos como os notebooks, tablets e smartphones.

Sua popularização possibilitou a população geral a ter acesso a internet mais fácil e com mais mobilidade.

A Principal Diferença

A principal diferença entre as duas redes é sua cobertura:

Enquanto o WiFi cobre uma área restrita de alguns metros, o WiMax pode ter alcance de até 50 km.

Por isso, é necessário avaliar qual das duas redes é ideal para seu tipo de utilização.

Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!


O Marco Civil Criou Exigências Para Provedores de Redes WiFi

A popularização dos smartphones, tablets, notebooks, câmeras, etc, combinada com o perfil comportamental das novas gerações, que estabeleceu um permanente e intenso acesso de informações e de relacionamento pelas redes sociais, praticamente criou uma obrigação para as empresas em geral, que é a disponibilização de acesso à internet via Redes WiFi para seus clientes e associados.

Se tiver interesse em aprofundar o entendimento sobre o tema, clique abaixo para receber um eBook Gratuito sobre o Target WiFi Flex Access (TWFA), solução que implementa o atendimento às exigências do Marco Civil Internet, no que diz respeito a navegação dos usuários pelas Redes WiFi.


Assuma o Controle da Comunicação com o BiPTT

Para aproveitar o poder da comunicação por voz, convidamos você a experimentar o BiPTT , nosso aplicativo de comunicação push to talk, que facilita a conversa entre as equipes.

Disponível para download gratuito, o BiPTT permite que você fale instantaneamente com qualquer grupo ou pessoa em sua organização, em todo o mundo.

Com o BiPTT você terá todas as funções já disponíveis nos rádios comunicadores convencionais, mas além destas já conhecidas terá diversas outras funcionalidades, que possibilitarão você assumir o controle da comunicação, aumentar a eficiência e ainda por cima reduzir custos.



Autor deste Artigo: Paulo Florêncio, Diretor Comercial do BiPTT

Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!


Outros Artigos Publicados

Em nosso blog, você pode encontrar diversos outros artigos relacionados com o BiPTT:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *