Smartphones Robustecidos: Análise Comparativa de Modelos

Tempo de leitura: 12 minutos

Introdução

No artigo “O Que é um Celular Robustecido?” recentemente publicado no BLOG TARGET, apresentamos as definições dos padrões e métodos que caracterizam os dispositivos conhecidos como smartphones robustecidos (em inglês, rugged smartphones).

Para aqueles com um trabalho exigente ou estilo de vida com exposição constante aos perigos ambientais, um smartphone robustecido pode ser uma opção bem indicada. Para outros casos, um smartphone robustecido também pode ser uma ótima escolha para usar como um segundo telefone ao viajar.

Modelos robustecidos atendem a padrões que visam aumentar a proteção contra choques, água, poeira, temperaturas extremas e vibração, por isso, podem ser à prova d’água e suportar submersão em águas rasas por um tempo limitado.

Ao usar um smartphone robustecido, lembre-se de que, embora estes telefones tenham sido testados de acordo com os padrões especificados (veja o artigo), devem ser tomados cuidados adequados, pois telas de vidro não são imunes a rachaduras e classificações de testes de queda não garantem que você terá sempre os mesmos resultados.

Este artigo apresenta classificação dos melhores aparelhos/modelos, conforme levantamento realizado no final de 2016, por site especializado em dispositivos robustecidos. Naturalmente existem outras análises semelhantes, mas como nosso objetivo é oferecer uma primeira informação para o leitor interessado no assunto, esperamos que este artigo possa ser de boa utilidade.

Todos estes modelos são disponíveis no mercado americano. Em relação ao mercado brasileiro, devem ser confirmadas as respectivas disponibilidades (os fabricantes de celulares, para comercializarem seus modelos no Brasil, devem obter autorizações / certificações junto aos órgãos responsáveis, como a Anatel, por exemplo).

Modelos de Melhor Avaliação

CAT S60 – Modelo Mais Avançado

O celular robustecido CAT S60 é o primeiro smartphone do mundo com uma câmera de imagens térmicas. Esta tecnologia tem muitas aplicações para o trabalho, como encontrar lacunas no isolamento, falhas elétricas e monitoramento do desempenho das máquinas. A câmera de imagem térmica pode usar usado para tirar fotos, vídeos e filmagens de lapso de tempo.

Como o resto da série de telefones CAT S, o S60 é robusto e à prova d’água pode suportar quedas de até 1,8 metros. Em termos de resistência à água, o S60 tem um interruptor de bloqueio que permite submergir até uma impressionante profundidade de 5 metros por 60 minutos. O S60 também é projetado para tirar fotos e vídeos subaquáticos, e pode ser usado com luvas ou dedos molhados. O telefone é reforçado com uma moldura fundida.

Outras características incluem uma grande bateria 3800mAh, tela de 4,7 “1280 × 720 Corning Gorilla 4 Touchscreen, câmera traseira autofocus de 13 MP, câmera frontal de 5 MP, NFC e GPS. O processador é um Qualcomm MSM8952-3 (4 x 1.5GHz + 4 x 1.2GHz) com 3GB de RAM e 32GB de armazenamento flash.
A bateria de 3800mAh combinada com a tela de 1280 × 720 dá uma excelente autonomia de bateria para o S60.

  • Pontos positivos: Primeiro smartphone com câmera de imagem térmica, câmera subaquática, Android 6.0, bateria de 3800mAh, 32GB de armazenamento
  • Pontos negativos: Um pouco caro

CAT S40 – Melhor Custo x Benefício

A Caterpillar é conhecida pelos seus equipamentos e máquinas para construção civil. Além disso, é um fabricante com presença importante no mercado de smartphones robustecidos através de uma parceria com o grupo Bullit, com sede no Reino Unido.

O CAT S40 tem classificação IP68, testado para suportar quedas de até 1,8 metros e submersão em água até 1 metro por 60 minutos. Também é à prova de poeira e é aprovado nos testes de resistência MIL-STD-810G para choque e queda, temperatura de operação (-13 ° F a 131 ° F) e vibração (Categoria 4). O S40 tem Processador quad-core 1.1 GHz Cortex-A7 com 1GB de RAM e 16GB de armazenamento.

O CAT S40 possui tela com tecnologia IPS ultra-brilhante de 4,7 polegadas para visualização no sol e Gorilla Glass 4 para proteção contra riscos. A tela sensível ao toque pode ser operado com luvas. A bateria é de 3000mAh. Embora sua tela de 540 x 960 qHD não seja competitiva com modelos de smartphones não-robustos, propiciará uma melhor duração da bateria. Ao levar em consideração características e preços, o S40 é uma ótima escolha em termos de custo x benefício.

  • Pontos positivos: Android 5.1, Gorilla Glass 4, bateria de 3000mAh
  • Pontos negativos: display de baixa resolução

Kyocera DuraForce E6560 – Melhor Opção de Baixo Custo

O Kyocera DuraForce E6560 é uma excelente escolha com tela com tecnologia IPS de 4,5 polegadas com resolução HD de 720 × 1280. Sua classificação IP68 demonstra que suporta imersão em água até 30 minutos. A tela sensível ao toque podendo ser operado quando molhado ou com luvas. É certificado pela MIL-STD-810G para proteção contra choques, vibrações, temperaturas extremas, chuva, nevoeiro salino, poeira e água.

O DuraForce também é projetado para uso em ambientes muito barulhentos, como locais de construção ou concertos. Sua tecnologia Smart Sonic Receiver envia vibrações diretamente para os tímpanos e tem duplo cancelamento de ruído do microfone, para que você possa usar o telefone, mesmo se o ruído de fundo for de até 100 decibéis.

O DuraForce dispõe de um sensor barométrico para medição da pressão atmosférica, uma característica útil para prever mudanças climáticas, quando utilizado ao ar livre. O DuraForce tem um preço bem competitivo, mesmo com boas características de durabilidade, e é uma boa escolha para aqueles que precisam de um telefone resistente para o trabalho ou aqueles que gostam de passar o tempo ao ar livre.

  • Pontos positivos: MIL-STD-810G, bateria de 3100mAh, sensor barométrico, botão programável dedicado
  • Pontos negativos: Novo modelo pode estar a caminho

Sonim XP7 – Opção de Maior Nível de Robustecimento

A Sonim é um fabricante muito focado neste segmento de smartphones robustecidos, mantendo o recorde mundial do Guinness Book para a maior queda de celulares (25 metros) com seu modelo XP3300 Force.

Utilizando o sistema Android, o modelo Sonim XP7 apresenta nível de resistência industrial e é um dos mais robustos smartphones no mercado. Oferece excelente resistência ao choque e à água e sua tela de 4″ pode ser operada com luvas. O XP7 é robusto o suficiente para uso no local de trabalho e é resistente a óleos de petróleo e solventes de limpeza. Também é adequado para uso na neve ou em torno da água salgada.

A temperatura de operação vai de -20°C a 55°C, sendo também resistente a vibrações. O XP7 tem um alto-falante 103 dB extremamente alto. Possui uma bateria de 4800mAh que pode durar dias, tendo entretanto uma tela de baixa resolução (WVGA 480 x 800). O XP7 possui garantia de fabricante de 3 anos que também cobre danos acidentais (requer registro do produto).

O Sonim XP7 é a melhor escolha quando a robustez é a primeira prioridade, tendo, porém, um custo significativo.

  • Pontos positivos: alto-falante extremamente robusto, 103 dB, bateria de grande duração.
  • Pontos negativos: display pequeno e de baixa resolução, pesado (290 gramas), caro

Outros Destaques

Complementando a lista apresentada acima, selecionamos alguns outros modelos de smartphones robustecidos que são comparáveis aos modelos anteriores e possuem alguma vantagem/característica diferenciada.

Verykool RX2 Rock – Destaque para Resistência à Água Superior

A Verykool é uma empresa de San Diego que produz o modelo RX2 Rock, um smartphone robustecido muito interessante em sua linha xTREME. Possui o melhor desempenho de resistência à água, suportanto submersão de até 5 metros por 60 minutos.

O RX2 Rock pode ser usado com luvas e é direcionado para aqueles que gostam de atividades esportivas ao ar livre. Para aqueles que valorizam características multimídia, o RX2 Rock tem uma câmera de 13MP com flash LED que pode gravar vídeo de 720p.

O telefone é o único da lista com slots de cartão duplo SIM, tornando-se uma boa escolha para o trabalho e uso pessoal, ou para viajar. É o único desta lista, juntamente com o Galaxy Rugby Pro, que possui uma bateria removível.

  • Pontos positivos: excelente resistência à água, características competitivas e robusto, câmera superior
  • Pontos negativos: display de baixa resolução (de 540 × 960)

CAT S50 – Destaque para Display HD de 1280 x 720

O CAT S50 parece muito semelhante ao S40, mas é ligeiramente menos resistente, tendo classificação IP67. Ele tem um dos display de maior resolução nesta lista (720 × 1280), mas sua bateria (de 2630mAh ) é menor do que o S40, tendo porem uma CPU ligeiramente mais rápida e 2GB de RAM versus 1GB no S40.

O armazenamento interno de 8GB é característica mais inferior neste telefone, que, entretanto, dispõe de um slot microSD. Se a resolução da tela é importante, então o S50 pode ser uma melhor escolha que o S40. O recém-lançado CAT S50c adiciona capacidade push-to-talk.

  • Pontos positivos: display 720p HD, robustez competitiva, 2GB de RAM
  • Pontos negativos: bateria pequena, apenas 8 GB de armazenamento interno

Samsung Galaxy Rugby Pro – Opção Compacta e Acessível

O Samsung Galaxy Rugby Pro é uma boa escolha para aqueles que procuram um smartphone pequeno mas resistente. O Galaxy Rugby Pro passa pelos testes militares de resistência à chuva e areia, alta umidade e choque térmico.

Também é resistente a choques e poeira, podendo suportar submersão em até 1 metro de água por 30 minutos. A tela de 4 ” é resistente a riscos. O Galaxy Rugby Pro não tem a melhor proteção ou especificações avançadas, mas é um dos smartphones robustecidos de melhor preço. Boa opção para um orçamento limitado, desde que as expectativas de desempenho sejam atendidas.

  • Pontos positivos: pequeno e leve, acessível
  • Pontos negativos: baixa resolução de tela (800 x 480), apenas 8GB de armazenamento interno, câmera de apenas 5MP, Android 4.0

Conquest S8 Pro – Opção Chinesa de Alto Desempenho

A Conquest não é tão conhecida no Ocidente, mas seu novo smartphone ultra-robusto 4G está fazendo um grande sucesso na China. O Conquest S8 Pro é um dos smartphones robustecidos de melhor especificação técnica, pelo menos no manual.

É compatível com MIL-STD-810 e IP68, siportando quedas de 3 metros de altura, resistência à imersão em águas rasas até 30 minutos. A tela de 5″ te, resolução de 720 × 1280 HD (300 PPI) com Gorilla Glass 4 que oferece legibilidade até na luz solar. O S8 Pro tem um processador quad-core de 1,3 GHz, Android 5.1 Lollipop, 3GB de RAM, 32GB de armazenamento (mais slot para microSD) e câmeras 13MP / 5MP.

Outras características interessantes são sua enorme bateria de 6000mAh e slots para cartão dual-sim com duplo standby. Ele também tem outras características únicas, como uma função de banco de energia para carregar outros dispositivos, transmissor IR para usar o telefone como um controle remoto e uma função push-to-talk que opera na banda UHF (até 5 km ) para comunicação sem cobertura de rede. Ele também tem funções uteis para o ar livre, como um altímetro e barômetro, termômetro, bússola e GPS. NFC, um rádio FM e Bluetooth 4.0 encerram a lista de recursos.

O S8 Pro é construído como um tanque. A guarnição em torno da tela é toda de metal com parafusos de titânio, suportando atropelamento por um carro (display-side up), sendo submerso em água, e tendo a tela exposta a uma broca de energia elétrica. O Conquest S8 Pro não é fácil de achar, mesmo nos EUA, tendo quantidade significativa de comentários ruins de usuários. O Conquest S8 Pro de 2GB tem apenas 16GB de armazenamento interno.

  • Pontos positivos: display HD, bateria enorme, Android 5.1, Gorilla Glass 4, 3GB de RAM
  • Pontos negativos: Difícil de achar mesmo nos EUA, confiabilidade questionável (críticas ruins do usuário)

Tabela Comparativa Resumida

Abaixo incluímos a Tabela 01, com o resumo da comparação de funcionalidades de smartphones robustecidos

 

O Push-to-Talk é o Twitter da Voz!

Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!


Assuma o Controle da Comunicação com o BiPTT

Para aproveitar o poder da comunicação por voz, convidamos você a experimentar o BiPTT , nosso aplicativo de comunicação push to talk, que facilita a conversa entre as equipes.

Disponível para download gratuito, o BiPTT permite que você fale instantaneamente com qualquer grupo ou pessoa em sua organização, em todo o mundo.

Com o BiPTT você terá todas as funções já disponíveis nos rádios comunicadores convencionais, mas além destas já conhecidas terá diversas outras funcionalidades, que possibilitarão você assumir o controle da comunicação, aumentar a eficiência e ainda por cima reduzir custos.



Autor deste Artigo: Paulo Florêncio, Diretor Comercial do BiPTT

Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!


Outros Artigos Publicados

Em nosso blog, você pode encontrar diversos outros artigos relacionados com o BiPTT:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *