BiPTT x WhatsApp: Qual o Melhor App para Equipes de Trabalho?

Tempo de leitura: 9 minutos

Para Começar a Conversa…

Para iniciar nossa conversa sobre o tema deste artigo, é importante reconhecer que “não há remédio que trate todos os males…”.

Obviamente o WhatsApp é um aplicativo de enorme sucesso, que apresenta uma contribuição significativa para seus milhões e milhões de usuários, pela própria prestação do serviço de comunicação entre seus usuários, baseado na tecnologia de troca de mensagens de texto e áudio e de criação de seus grupos.

O surgimento do WhatsApp na verdade é um fator de grande relevância e impacto na vida de usuários de smartphones ao redor no mundo, e em diversas cadeias de negócios e da prestação de serviços.

Entretanto, como falamos no início, as soluções tecnológica não são projetadas e criadas para resolverem todos os problemas e nem atenderem a todas as necessidades de todos os usuários. E é nessa linha que vamos trabalhar a nossa análise comparativa entre o BiPTT e o WhatsApp.

A Importância do uso Hands-Free

Imagine se o Motorista, o Segurança, o Bombeiro…

Apenas ilustrativamente, vamos imaginas algumas situações para rapidamente perceber por que a tecnologia Push to Talk é tão utilizada por alguns tipos de operação:

  • Imagine bombeiros, em pleno deslocamento para atendimento de uma emergência, ao invés de estarem se preparando, checando os equipamentos, ouvindo orientações táticas e situacionais, etc, terem que ler mensagens de texto ou então, ao fazer perguntas para seu comando, ter que esperar para ouvir uma resposta do superior hierárquico…
  • Imagine motoristas de caminhões de transporte de cargas, ou motoristas de ônibus, ou motoristas de Vans Escolares, enquanto dirigem, terem que digitar mensagens de texto, ou então operar o celular para acionar o recebimento de uma mensagem de áudio para que possam ouvir do que se trata…
  • Imagine seguranças de um shopping center terem que ficar olhando na tela do celular para se comunicarem e lerem as mensagens orientadoras para uma operação de busca de um suspeito de roubo que esteja dentro de uma loja…

Em resumo, há situações operacionais em que o push to talk é muito mais adequado do que as mensagens de texto ou voz. Seja pela necessidade da instantaneidade das chamadas, pela impossibilidade, ou não recomendação, do uso das mãos para digitar textos por exemplo, da exigência de que vários usuários escutem simultaneamente as chamadas, etc,

Por outro lado, existem também situações em que mensagens de texto ou voz são mais adequadas para determinadas condições específicas.


A Importância da Instantaneidade

Ao ter o contato inicial com o BiPTT esta interessante pergunta tem sido realizada por alguns de nossos clientes.

Por que eu deveria trocar meu uso atual do WhatsApp pelo uso do BiPTT? O que eu ganharia com a adoção do BiPTTem minha operação?

Normalmente respondemos a esta questão com algumas outras perguntas simples, que ajudam a definir de imediato se o BiPTT trará vantagens realmente, ou se a melhor decisão seria manter o uso do WhatsApp:

  • Qual a importância para sua operação, se um colaborador de sua equipe, que utiliza o WhatsApp como ferramenta de comunicação, deixar de seguir um comando dado, justificando depois que não seguiu o procedimento por que só viu a mensagem depois?
  • Qual a consequência para sua operação, se um colaborador sair da empresa e continuar recebendo as mensagens, ou utilizar o histórico das mensagens para algum fim, digamos, não coincidente com os interesses da empresa?
  • Quais as consequências potenciais, caso um colaborador seu tenha que tirar seu foco e atenção das atividades operacionais para manusear, digitar mensagens de textos, ou ter que aguardar a resposta a perguntas críticas para tomadas de decisões operacionais?
  • A reputação da prestação de seus serviços, e consequentemente a credibilidade de sua empresa, pode ser comprometida com situações como as descritas acima? E se isto ocorrer, qual o custo disso para seu negócio?

As respostas destas perguntas já indicam de forma clara qual o caminho a seguir.

Há situações em que o WhatsApp vai atender bem às necessidades do usuários, mas há outras situações em que o WhatsApp não atende bem às necessidades de sua operação e do seu negócio.


Empresas e Indivíduos: Necessidades Diferentes

Mesmo dentro do contexto corporativo, e da prestação de serviços em geral, onde estão envolvidas os mais diversos tipos de Equipes de Trabalho, as respostas a estas perguntas anteriores podem variar bastante, de acordo com as características de cada operação, ou até mesmo dentro de uma mesma empresa, podem variar dependendo das necessidades de cada área envolvida.

Por um lado, é possível perceber que, para algumas empresas ou equipes de prestação de serviços, as respostas a estas duas perguntas acima podem começar a indicar que o WhatApp não seja a ferramenta mais adequada para atender às reais necessidades da operação corporativa.

Por outro lado, é possível concluir que há outras áreas (ou mesmo empresas) em que a fluidez, a responsividade e a velocidade da comunicação não tenha uma importância tão crítica, ou determinadas equipes/setores que, pela natureza de seu trabalho, as mensagens de texto sejam até mais adequadas para a comunicação do dia a dia. É possível também que, para algumas funções, não seja tão relevante a emissão de comandos e o seu respectivo cumprimento de forma imediata e rápida, com a certeza de que os receptores estarão ouvindo as mensagens de forma instantânea.

Para estes casos, as respostas às duas perguntas acima apontariam para uma situação de não se justificar a eventual substituição do uso de um aplicativo como o WhatApp, por exemplo, pelo BiPTT.

Empresas tem Objetivos de Negócio. Indivíduos, Interesses Pessoais

Se a análise comparativa for entre o uso particular e corporativo, uma certeza parece emergir:

Que as necessidades e objetivos do uso corporativo, seja em operações de equipes de trabalho, ou em operações de campo, etc, podem ser bem diferentes das necessidades do uso particular em geral.

Facilidades como a flexibilidade de criação de grupos, a entrada e saída de usuários destes grupos, a possibilidade de envio de informações (áudio, fotos, vídeos) para outros diferentes grupos e/ou usuários. etc, que são tão desejadas para o uso particular, podem representar enormes preocupações e riscos para o uso corporativo do WhatsApp.

Isso acontece principalmente por que as necessidades e objetivos do uso particular são bem diferentes das necessidades e objetivos do uso corporativo.

Diante disso, é possível afirmar que a análise comparativa de adequação destas duas ferramentas, independente de outros aspectos que possam ser igualmente relevantes, passam basicamente pelos seguintes critérios:

Quanto mais importante é para sua operação que a comunicação seja realizada de forma instantânea, e que as informações não saiam dos limites de sua empresa, mais indicado o BiPTT se torna e menos adequado passa a ser o uso do WhatsApp ou de outros aplicativos semelhantes.


Vantagens do BiPTT para Equipes de Trabalho

Há diversas outras vantagens para o uso BiPTT no contexto corporativo.

Como exemplo, relacionamos apenas algumas nas duas tabelas abaixo.

A primeira tabela é referente a função básica de chamadas de voz, e a segunda, relaciona as principais funcionalidades e benefícios para o uso corporativo do BiPTT .


Concluindo

O BiPTT é uma solução de Comunicação de Voz para Equipes voltado para uso de EMPRESAS. E por isso oferece inúmeras facilidades de controle e gerenciamento que são bastante interessantes no contexto de Comunicação entre Equipes de Trabalho.

Por outro lado, o WhatsApp é um aplicativo para uso PESSOAL, e por isso não tem recursos necessários para utilização CORPORATIVA.

Outra diferença bem importante é que o BiPTT utiliza a tecnologia Push to Talk, e é baseado em conceitos como comunicação em canais, e hierarquia de perfis de usuários, enquanto o WhatsApp é baseado em mensagens de texto e em relação às mensagens de voz, não utiliza a tecnologia Push to Talk, deixando a decisão de ouvir ou não a mensagem de voz com o receptor da mensagem.


Assuma o Controle da Comunicação com o BiPTT

Para aproveitar o poder da comunicação por voz, convidamos você a experimentar o BiPTT , nosso aplicativo de comunicação push to talk, que facilita a conversa entre as equipes.

Disponível para download gratuito, o BiPTT permite que você fale instantaneamente com qualquer grupo ou pessoa em sua organização, em todo o mundo.

Com o BiPTT você terá todas as funções já disponíveis nos rádios comunicadores convencionais, mas além destas já conhecidas terá diversas outras funcionalidades, que possibilitarão você assumir o controle da comunicação, aumentar a eficiência e ainda por cima reduzir custos.



Autor deste Artigo: Paulo Florêncio, Diretor Comercial do BiPTT

Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!


Outros Artigos Publicados

Em nosso blog, você pode encontrar diversos outros artigos relacionados com o BiPTT:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *