Quase 90% dos Clientes que usam PTT nos EUA Consideram Migrar para PoC

Tempo de leitura: 6 minutos

Introdução

As soluções de comunicação de voz baseadas na tecnologia Push to Talk (PTT) têm sido bastante utilizadas pelos mais diversos tipo de equipes de campo, desde a introdução desta tecnologia de comunicação na década de 1930.

As áreas da construção civil, transporte, hotéis, eventos, polícias, segurança privada, logística, e muitas outras, conhecem bastante os benefícios da comunicação instantânea de voz, tornando a comunicação push to talk insubstituível em suas operações. Ainda hoje, a comunicação PTT é suportada majoritariamente em redes privadas LMR (Land Mobile Radio).

No entanto, com o rápido ritmo de desenvolvimento das redes sem fio e a proliferação maciça de dispositivos móveis inteligentes – os smartphones – surgem, cada vez com mais abrangência, oportunidades para a adoção de soluções PTT Over Cellular (PoC) em substituição à utilização da tecnologia de rádios PTT convencionais.


Pesquisa sobre PTT Over Cellular (PoC)

Recentemente, pesquisa conduzida pela VDC Research (www.vdcresearch.com), conhecido instituto que produz estudos para as áreas de Tecnologia, Mobilidade, IoT, Automação Industrial, etc, aborda as possibilidades de evolução do PTT convencional em direção das soluções PoC.

Apesar da pesquisa ter sido conduzida no mercado americano, os resultados são representativos e bastante aplicáveis à nossa realidade, visto que as condições, limitações e possibilidades das tecnologias envolvidas são semelhantes, guardadas naturalmente as diferenças quanto ao tamanho dos dois mercados.

Nesta pesquisa, foi feita a pergunta introdutória abaixo.

Você considera soluções de PTT Over Cellular (PoC) como uma alternativa viável para as atuais soluções LMR para comunicações PTT?

Veja o resultado abaixo:

 

Uma esmagadora maioria (88%) respondeu SIM, ou seja, 9 em cada 10 empresas consideram, estão estudando, ou já estão caminhando concretamente na direção da substituição da tecnologia PTT convencional pela nova tecnologia PoC.

 

 


Outras conclusões interessante reveladas pela pesquisa

Embora os investimentos já realizados nas soluções de PTT convencionais, baseadas na tecnologia LMR, representem uma barreira de migração para alguns, a despesa de manter infra-estrutura herdada é um fardo crítico.

O funcionamento uma solução PoC em qualquer smartphone e, em redes WiFi, em particular, é bem relevante, visto que é comum a situação de áreas internas em edificações possuírem sinal de WiFi de qualidade mas cobertura de celular ruim.

No mercado americano, a estimativa é que a base de usuários finais da tecnologia PoC alcance o patamar de 6 milhões de usuários até 2019.

Os gestores e tomadores de decisão consideram as soluções PoC como uma oportunidade viável para aumentar a quantidade de usuários LMR existentes e ampliar a funcionalidade PTT para demais colaboradores.

A intensa demanda por aplicativos de celular, que utilizam a rede de dados banda larga, é um significativo catalisador para a adoção de smartphones corporativos pela força de trabalho.

O desenvolvimento de padrões de interoperabilidade abertos, a melhoria da qualidade de serviço, e escalabilidade oferecidas pelas soluções de PTT são reforços continuados para a criação de um círculo virtuoso de crescimento da adoção da tecnologia PoC.

 


Conclusões e Recomendações

Não é mais nenhuma novidade o fato de que a mobilidade está transformando a forma como as organizações estão operando e respondendo aos desafios crescentes. Neste sentido, as soluções móveis representam um fator crucial para a interação e a comunicação com/entre clientes e funcionários, especialmente porque a força de trabalho móvel ainda está em expansão, de acordo com as estatísticas conhecidas.

Com os avanços recentes que os dispositivos móveis tiveram nos últimos anos, das próprias redes de dados e a sofisticação dos aplicativos, a utilização da tecnologia PoC em serviços de voz comerciais e de missão crítica, para a comunicação de voz de equipes de trabalho estão aumentando rapidamente.


Leia Também o Artigo “BiPTT: Primeiros Passos”

Se você está iniciando a utilização do BiPTT, sugerimos que leia também o artigo BiPTT: Primeiros Passos, onde você pode encontrar todas as informações necessárias para o início de utilização do BiPTT em sua operação.

BiPTT tem evoluído significativamente para melhor atender nossos clientes, e com isso, novas funcionalidades e melhorias estão sendo incorporadas com regularidade.

Assim, vamos publicar artigos periodicamente, sempre que necessário, para facilitar o entendimento e a rápida adoção destas novas funcionalidades pelos nossos clientes.


Assuma o Controle da Comunicação com o BiPTT

BiPTT é uma solução de comunicação instantânea de voz para empresas que transforma smartphones, tablets e notebooks em rádios comunicadores avançados.

Com o BiPTT você terá todas as funções já disponíveis nos rádios comunicadores convencionais, mas além destas já conhecidas terá diversas outras funcionalidades, que possibilitarão você assumir o controle da comunicação, aumentar a eficiência e ainda por cima reduzir custos.

Clique no botão abaixo para Experimentar Gratuitamente o BiPTT:


Outros Artigos Já Publicados Sobre o BiPTT

Em nosso blog, você pode encontrar diversos outros artigos relacionados com o BiPTT:


Artigos Sobre a Tecnologia Push to Talk

Conheça outros artigos sobre Push to Talk e a comunicação instantânea de voz para Equipes de Trabalho.

Clique no título de cada artigo para acessá-lo:


Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *