Nextel Anuncia que Encerrará Serviço de Rádio em Março/2018

Tempo de leitura: 6 minutos

Serviço de Rádios Nextel Será Descontinuado

Segundo comunicado da própria Nextel, o serviço de rádio iDEN será descontinuado em 31 de março de 2018.

Conforme o comunicado, a operadora está recomendando a migração para planos móveis, com dados, e uso de aplicativo que simula o rádio por IP.

A notícia também tem sido anunciada em sites especializados, como o site da Telesíntese:

A Nextel anunciou que vai desligar todas as estações de seu serviço de rádio em 31 de março de 2018. A empresa afirma que o investimento na tecnologia não compensa a baixa procura e custos de manutenção, e ressalta que o público migrou para smartphones  e consumo de dados, embora ainda existam usuários fiéis do rádio.

A tecnologia iDEN foi, desde 1997, quando chegou ao Brasil, o carro chefe da Nextel. O serviço usa bandas menores do espectro, uma vez que a comunicação acontece de forma unidirecional. Com o crescimento do 3G, a operadora passou a perder clientes, que buscaram soluções com dados.

A Tendência Mundial é a Migração para PoC

Este importante anúncio ratifica o que temos publicado em nosso blog, em relação a tendência observada mundialmente na direção da adoção de soluções PTT Over Cellular (PoC) em substituição à utilização da tecnologia de rádios PTT convencionais.

Em recente pesquisa, conduzida por órgão especializado de mercado, uma esmagadora maioria (88%) confirmou queconsidera soluções de PTT Over Cellular (PoC) como uma alternativa viável para as soluções convencionais de rádios PTT”.

Ou seja, praticamente 9 em cada 10 empresas consideram, estão estudando, ou já estão caminhando concretamente na direção da substituição da tecnologia PTT convencional pela nova tecnologia PoC.

Veja o artigo que traz mais informações sobre esta pesquisa:

Dados Recentes Já Apontavam Dificuldades

Segundo artigo do site Telesíntese, em julho deste ano, conforme dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Nextel tinha 2,5 milhões de clientes móveis. Ao final de junho, a operadora tinha pouco mais de 500 mil acessos iDEN em sua base, metade do mais de 1 milhão de assinantes do serviço em 2016.

Em dificuldades financeiras, o controlador da operadora vendeu 30% da tele. Ainda este ano, pode finalizar a venda de outros 30%, o que transferirá o controle do grupo norte-americano NII para o escandinavo AINMT.


Como Migrar do PTT para o PoC (PTT Over Cellular)

Com o rápido desenvolvimento das redes de comunicação de dados sem fio 3G e 4G/LTE (veja nota explicativa ao final do artigo) para dispositivos móveis, temos agora disponíveis novas opções para que equipes de campo possam aproveitar as vantagens das redes de dados comerciais (ou seja, oferecidas pelas operadoras de Telecom).

Enquanto o PTT tradicional utiliza redes sem fio próprias e específicas de cada fornecedor (que são limitadas e de alto custo de manutenção pois o número de usuários e aplicações é muito pequeno), o Push-to-Talk Over Cellular (PoC) utiliza as redes comerciais (das operadoras de telecom) de dados sem fio para realizar as comunicações (chamadas), o que traz inúmeras vantagens, como a ampla e crescente cobertura, uma capacidade de transmissão muito maior (veja nota explicativa ao final do artigo sobre LTE), e custos decrescentes devido a crescente utilização, etc.

Diante deste cenário, o que então seria necessário para as empresas que desejam migrar para o PoC, a nova geração da tecnologia push to talk?

Acesse o artigo abaixo, e confira os 4 passos necessários para migrar para o PoC:


Conheça o BiPTT – Push to Talk para Empresas 

O BiPTT é uma solução de comunicação instantânea de voz para empresas que transforma smartphones, tablets e notebooks em rádios comunicadores avançados.

Com o BiPTT você terá todas as funções já disponíveis nos rádios comunicadores convencionais, mas além destas já conhecidas terá diversas outras funcionalidades, que possibilitarão você assumir o controle da comunicação, aumentar a eficiência e ainda por cima reduzir custos.

Clique no botão abaixo para Experimentar Gratuitamente o BiPTT:


Leia Também o Artigo “BiPTT: Primeiros Passos”

Se você está iniciando a utilização do BiPTT, sugerimos que leia também o artigo BiPTT: Primeiros Passos, onde você pode encontrar todas as informações necessárias para o início de utilização do BiPTT em sua operação.

O BiPTT tem evoluído significativamente para melhor atender nossos clientes, e com isso, novas funcionalidades e melhorias estão sendo incorporadas com regularidade.

Assim, vamos publicar artigos periodicamente, sempre que necessário, para facilitar o entendimento e a rápida adoção destas novas funcionalidades pelos nossos clientes.


Outros Artigos Já Publicados Sobre o BiPTT

Em nosso blog, você pode encontrar diversos outros artigos relacionados com o BiPTT:


Artigos Sobre a Tecnologia Push to Talk

Conheça outros artigos sobre Push to Talk e a comunicação instantânea de voz para Equipes de Trabalho.

Clique no título de cada artigo para acessá-lo:


Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!