Se o assunto é sério, usem Radiocomunicação!

Tempo de leitura: 5 minutos

A Radiocomunicação e o Resgate na Tailândia

Recentemente, a história de 12 jovens futebolistas tailandeses presos em uma caverna com seu técnico conquistou a atenção do mundo.

A história foi manchetes em todo o mundo, e levou centenas de profissionais qualificados de todo o mundo para ajudar na operação.

Com a participação de voluntários, especialistas e empresas de diversas partes do mundo, foi uma operação internacional realmente.

Dois mergulhadores britânicos foram os primeiros a localizar os meninos e as equipes.

A Austrália, Israel, China e outros países foram fundamentais em seus esforços, ao lado dos socorristas tailandeses.

Os socorristas utilizaram dispositivos de radiocomunicação feitos por uma empresa Israelense que permitiram que equipes de resgate se comunicassem no subsolo.

Segundo informações reportadas pela imprensa, Asaf Zmirly, um israelense que vive na Tailândia e é dono de uma empresa de resgate, participou com sua equipe desde o início da operação de resgate.

Vendo como as equipes de resgate lutavam com a comunicação, Zmirly contatou seu amigo Uzi Hunani, CEO da empresa israelense Maxtech, e pediu ajuda.

“Sem muita hesitação, eu levei a notícia para minha equipe técnica, disse que houve um incidente e que alguém precisa ir para a Tailândia. Consegui a licença para levar os dispositivos de comunicações para fora de Israel, e um dos funcionários se ofereceu para voar com eles naquele mesmo dia. No dia seguinte, ele chegou ao local, sentou-se com Asaf e eles começaram o resgate”, disse Hanuni.

Hanuni disse que sua equipe foi a única a introduzir tecnologia de trabalho nos esforços de resgate, já que a natureza complicada da área – com cerca de 10 quilômetros de largura – não é propícia à comunicação.

“Entendemos que a única maneira das forças de resgate entrarem na caverna era usar uma comunicação resiliente e boa que possa sobreviver a esse ambiente difícil”, disse Hanuni.

Eclesiastes

A equipe de resgate tailandesa estava desesperada para usar os radiocomunicadores.

“Na verdade, os SEALS da Marinha Tailandesa se aproximaram de nós uma semana atrás e pediram para comprar nossos serviços. Eles estavam dispostos a pagar qualquer quantia apenas pelos dispositivos. Dissemos a eles que não estamos dispostos a vender, forneceremos o que é necessário”, disse o CEO e fundador da Maxtech, Uzi Hanuni.

É chamado “seu pão sobre a água”, diz ele, referindo-se a uma passagem bíblica do Livro de Eclesiastes, que acredita-se que deve estar pronto para fazer o bem, mesmo que nenhuma recompensa imediata seja esperada:

“Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. Reparte com sete, e ainda até com oito; porque não sabes que mal haverá sobre a terra”. Eclesiastes 11:1,2

Radiocomunicação: Final Feliz

Todos os detalhes do resgate foram amplamente divulgados pelos jornais do mundo inteiro, e apesar da morte de um mergulhador, o final foi bastante positivo com o salvamento dos meninos e do técnico do time.

E a tecnologia da radiocomunicação mais uma vez se diferenciou como tecnologia para situações de comunicação com equipes operacionais.

A companhia de comunicações israelense Maxtech foi contatada pelas forças especiais navais tailandesas logo depois que os meninos desapareceram, e devido ao seu sistema especial de comunicação, a Maxtech sabia que eles poderiam ajudar e eles pularam para ajudar no esforço de resgate.

Seu sistema usa rádios comunicadores portáteis, que transmitem comunicações sem fio entre si. Esses dispositivos permitem um link de comunicação em lugares onde os rádios regulares não funcionam. Foram necessários 19 dos dispositivos para completar o link para os garotos na caverna. Eles têm bateria suficiente para 10 horas de uso por vez.


Assuma o Controle da Comunicação com o BiPTT

O BiPTT é uma solução de comunicação instantânea de voz para empresas que transforma smartphones, tablets e notebooks em rádios comunicadores avançados.

Com o BiPTT você terá todas as funções já disponíveis nos rádios comunicadores convencionais, mas além destas já conhecidas terá diversas outras funcionalidades, que possibilitarão você assumir o controle da comunicação, aumentar a eficiência e ainda por cima reduzir custos.

Clique no botão abaixo para Experimentar Gratuitamente o BiPTT:


Outros artigos sobre Push to Talk e aplicativo BiPTT

Em nosso blog, você pode encontrar diversos outros artigos relacionados com o BiPTT:


Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!