Aplicativos: Alternativa para Comunicação Após Desastre

Tempo de leitura: 8 minutos

Acidentes Acontecem (e com frequência)

O brasileiro é reconhecidamente um otimista.

Essa característica cultural que em geral os brasileiros possuem é bastante conhecida e até estudada.

Já li algumas análises sobre esta questão. Uma das que achei interessante é que relaciona esse traço cultural com as condições naturais muito favoráveis que temos no Brasil, em comparação com outros países.

Segundo essa hipótese, talvez por nosso país ser extremamente favorecido, com um clima relativamente ameno e sem situações extremas, e de não temos a experiência de ter uma realidade diariamente ameaçada por ciclones, tornados, nevascas, terremotos, ou até por ações de terrorismo, etc, como outros países efetivamente possuem, o brasileiro naturalmente entenda que providências e planos para o gerenciamento de situações pós desastres não sejam importantes.

Mas, apesar de tudo isso, o fato concreto é que acidentes e desastres acontecem, e podem trazer enormes prejuízos para quem não se prepara para enfrentá-los, e muito especialmente para as empresas.

Acidentes Recentes pelo Mundo (a lista é extensa)

Em uma rápida pesquisa, somente nas últimas 2 semanas, relacionamos apenas alguns dos principais desastres que foram registrados no mundo. A lista na verdade é muito mais longa que esta:

  • Sobe para 321 o número de mortos por terremoto na Indonésia (saiba mais)
  • Incêndio em Portugal é controlado após uma semana de combate (saiba mais)
  • Incêndio florestal agressivo ameaça milhares de casas no sul da Califórnia (saiba mais)
  • Mortes por furacão que arrasou Porto Rico em 2017 saltam de 64 para 1.427 (saiba mais)

Acidentes no Brasil

Como acontece ao redor do mundo, acidentes e desastres também acontecem com frequência no Brasil. E em muitos destes casos, acidentes causam danos significativos para empresas e suas operações.

Por exemplo, há menos de 1 semana da publicação deste artigo, tivemos o registro de um acidente relevante no Brasil:

Um gasômetro da siderúrgica Usiminas, em Ipatinga/MG, explodiu. O acidente aconteceu no dia 10/agosto e provocou pânico entre os moradores da cidade, que sentiram o impacto de tremores. Apesar de não ter causado mortes, segundo o Corpo de Bombeiros, 34 pessoas foram encaminhadas para o hospital mais próximo. Veja mais detalhes do acidente. (saiba mais).

Como Restabelecer a Comunicação Operacional de Forma Instantânea

Segundo os consultores especializados em Plano de Recuperação de Desastres (do inglês Disaster Recovery Plan – DRP), e em Plano de Continuidade de Negócios (do inglês Business Continuity Plan – BCP), uma das principais áreas que devem ser foco na elaboração destes planos é a Comunicação.

As equipes de trabalho das áreas operacional, industrial, transporte, logística, armazenamento, distribuição e segurança, são usuárias frequentes das tecnologias de rádio comunicadores push to talk convencionais.

E dependendo da amplitude do desastre ou acidente, as redes de comunicação push to talk e os próprios dispositivos comunicadores são diretamente afetados.

O restabelecimento de uma rede de comunicação para rádio comunicadores pode ser cara e demorada, com um prazo maior que o desejado, dada a situação em si.

Por isso, surge a alternativa de se utilizar a tecnologia Push to Talk over Cellular – PPToC, que é uma tecnologia que se utiliza das redes de dados das operadoras de celular, que, mesmo com a ocorrências de acidentes, tem mais possibilidade de continuarem a funcionar, ou de ser restabelecida em menor tempo, devido à importância e às características técnicas deste tipo de rede (saiba mais sobre PTToC).

Com a alternativa do PPToC, o restabelecimento de sua operação de comunicação push to talk pode ser praticamente instantânea.

Veja abaixo os 4 passos necessários para restabelecer a comunicação operacional com muita rapidez, pois atualmente todo mundo tem um celular disponível para uso próprio, e a instalação de um aplicativo não leva mais que 5 minutos.

A utilização do BiPTT com smartphones é uma alternativa real para o restabelecimento praticamente imediato de um plano de contingência para a comunicação operacional após um desastre.

Os 4 Passos Necessários para Restabelecer a Comunicação Operacional

São necessárias 4 etapas, basicamente:

  • A Escolha dos dispositivos móveis;
  • A Definição da rede de dados;
  • A Escolha de um aplicativo push to talk;
  • E, a seleção de acessórios especializados, dependendo de caso;

Vamos detalhar um pouco mais cada uma destas etapas abaixo.

1. Os Dispositivos Móveis

O dispositivo móvel pode ser um smartphone de uso geral, um celular robustecido (ver nota explicativa no final deste artigo), tablet ou até mesmo um notebook.

As alternativas mais comuns são smartphones e/ou tablets Android de fabricantes como Samsung, LG, Sony, etc, ou até iPhones e iPads, e notebooks Windows (neste caso, a depender do suporte do aplicativo escolhido, pois nem todos oferecem esta opção).

Você pode decidir que precisa de um celular robustecido (ver nota explicativa no final deste artigo) como alguns modelos oferecidos por fabricantes como Sonim e Kyocera, que comumente já incorporam um botão específico para ser usado como o botão push to talk (PTT button).

2. A Rede de Dados

Diferentes tipos de redes de dados estão disponíveis para a tecnologia PoC. Para melhores velocidades de dados e consequentemente rapidez e confiabilidade da comunicação em si, as redes de dados 3G/4G são a melhor alternativa, pois estão disponíveis em qualquer lugar atualmente. As redes WiFi também são uma ótima alternativa, quando disponíveis

3. Aplicativo Push to Talk

Um bom aplicativo PTT deve apresentar diversas funcionalidades e opções para atender casos de uso específicos de cada indústria.

Há inclusive opções oferecidas pelas próprias operadoras de Telecom. A desvantagem desta opção das operadoras é que pode haver, neste caso, restrições para suas próprias redes ou ofertas de planos de dados, enquanto aplicativos de fornecedores “agnósticos em relação às redes de operadoras” podem ser uma melhor opção para eliminação de qualquer barreira geográfica.

Neste item, vamos destacar um aplicativo brasileiro, que é o BiPTT e que atende bastante adequadamente os requisitos para esta etapa do processo.

O BiPTT é uma Solução de Comunicação de Voz para Empresas que transforma Smartphones, Tablets e PCs em rádios comunicadores.

A migração do PTT convencional para o BiPTT trará diversas vantagens para sua operação, devido às características inovadoras da tecnologia PoC, utilizada pelo BiPTT.

Algumas das funcionalidades do BiPTT:

  • Chamadas para Canal e Individuais;
  • Administração Centralizada de Canais e Usuários;
  • Gravação de Chamadas;
  • Geolocalização de usuários em tempo real;
  • Central de Comando Móvel;
  • Agendamento Automático de Mensagens;
  • Botões de Alarmes;
  • Recuperação de Chamadas Perdidas, e muito mais.

Para solicitar a Degustação Gratuita do BiPTT, clique no botão abaixo:

4. Acessórios

A maioria dos celulares e tablets não foram projetados especificamente para a comunicação com a tecnologia PoC.

Desta forma, acessórios podem otimizar seu celular e/ou tablet pois estes acessórios permitem que o usuário mantenha o celular no bolso ou em uma jaqueta, ou fixado no painel da cabine de um caminhão ou trem, por exemplo.

Em um ambiente barulhento, os acessórios podem incrementar o nível de volume do som de 60dB, típico de um smartphone convencional, para até 100dB. Existem também acessórios sem fio, como fones e/ou headsets Bluetooth, para uso com a tecnologia PoC.

Acessórios típicos incluem fones de ouvidos Bluetooth, fones de ouvido tipo auriculares, microfones Bluetooth, assim como microfones com fio e para veículos.


Outros artigos sobre Push to Talk e aplicativo BiPTT

Em nosso blog, você pode encontrar diversos outros artigos relacionados com o BiPTT:


Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!