CIOs: Ênfase Total na Transformação Digital

Tempo de leitura: 4 minutos

Pesquisa com os 100 Tops CIOs do Brasil

Renomada revista eletrônica, a COMPUTERWORLD divulgou pesquisa realizada recentemente entre os 100 Líderes da TI Empresarial do país.

E nesta última publicação (que é atualizada anualmente) o foco foi a Transformação Digital presente na área corporativa de grandes, médias e pequenas empresas do Brasil.

Agora com foco no seu posicionamento e ações diante do cenário de Transformação Digital.

O questionário foi acessado por mais de 300 CIOs e mostra claramente que a digitalização dos negócios já impacta segmentos diversos.

A Tecnologia se Integrando Definitivamente com o Negócio

A pesquisa demonstra de forma clara que a integração da tecnologia definitivamente com o negócio não é um movimento isolado.

A entrada definitiva da agenda de inovação tecnológica nas prioridades de todas as linhas de negócios da empresas, e em todos os níveis gerenciais é uma realidade e da mais alta prioridade.

O aumento constante na capilaridade das redes de dados, a total disponibilidade de dispositivos móveis e o crescimento de uso de aplicativos criam um cenário em que é praticamente irresponsável para as empresas não reavaliarem seus processos, prioridades e soluções corporativas no sentido de melhorar o atendimento ao seus clientes e reduzir custos de operação.

Atinge verticais que trabalham diretamente com o consumidor hiperconectado, e que já começaram a responder às exigências desse novo cenário com o desenvolvimento de soluções digitais criativas e inovadoras, em alguns casos realmente pioneiras nas suas áreas de atuação.

A pesquisa da Computerworld demonstra que o CIO não é mais o lobo solitário da tecnologia, nem se sente o dono absoluto da inovação:

73% dos CIOs que responderam a pesquisa disseram que consideram a TI como facilitadora da inovação e 53% se declararam muito mais próximos e colaborativos dos CMOs de suas empresas.

O envolvimento direto desses profissionais com os negócios fica evidente quando 76% deles declaram participar de reuniões com a diretoria da empresa para avaliar novas estratégias junto aos clientes.

E 73% informam que realizam reuniões periódicas com as áreas internas para entender as demandas e necessidades do negócio.

Transformar os processos de negócio é a grande meta, junto com melhorar a experiência do consumidor.

Alguns Destaques

A Inovação

  • 75% dos IT Líderes consideram que o papel da TI é ser a facilitadora da inovação
  • 53% dos CIOs disseram que são as áreas de negócios as principais fontes de inovação das empresas

TI e Negócios

63% disseram que criar sucessos rápidos é a ação mais importante para melhorar/ ampliar o relacionamento com as áreas de negócio

TRÊS iniciativas de negócios com envolvimento significativo da TI em 2018

  1. Aumentar a eficiência operacional (60%)
  2. Transformar processos de negócios já existentes (50%)
  3. Melhorar a experiência do consumidor (45%)

Prioridades da Tecnologia

Das cinco mais importantes prioridades de TI, destacamos duas que possuem relacionamento com o uso de smartphones, aplicativos e soluções de softwares na nuvem (Software as a Service) :

  • Implementação / atualização de projetos / soluções / aplicações de mobilidade (61%), e
  • aquisição / ampliação de soluções de TI no modelo Cloud Computing (52%)

Transformação Digital

70% investirão em provas de conceito ou implementações de Inteligência artificial e aprendizado de máquina nos próximos 12 meses


Assuma o Controle da Comunicação com o BiPTT

Para aproveitar o poder da comunicação por voz, convidamos você a experimentar o BiPTT, nosso aplicativo de comunicação push to talk, que facilita a conversa entre as equipes.

Disponível para download gratuito, o BiPTT permite que você fale instantaneamente com qualquer grupo ou pessoa em sua organização, em todo o mundo.

Com o BiPTT você terá todas as funções já disponíveis nos rádios comunicadores convencionais, mas além destas já conhecidas terá diversas outras funcionalidades, que possibilitarão você assumir o controle da comunicação, aumentar a eficiência e ainda por cima reduzir custos.



Autor deste Artigo: Paulo Florêncio, Diretor Comercial do BiPTT

Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!


Outros Artigos Publicados

Em nosso blog, você pode encontrar diversos outros artigos relacionados com o BiPTT: