O Mercado de Push to Talk no Celular

Tempo de leitura: 4 minutos

Recentemente o Instituto de Pesquisa Persistence Market Research (PMR) publicou relatório sobre o mercado de Push-to-talk no Celular (PoC) em que analisa a evolução alcançada no período de 2013 a 2018.

A evolução estimada para o período até 2026 aponta crescimento robusto deste mercado, que está experimentando a transformação digital em sua tecnologia.

Neste artigo, vamos compartilhar alguns dos principais destaques deste relatório, que demonstram um mercado dinâmico e em expansão.

Este crescimento tem sido beneficiado por diversas tendências tecnológicas que tem se confirmado, como, por exemplo, o aumento da cobertura e capacidade das redes de dados, a popularização e o barateamento dos dispositivos móveis.

A Tecnologia Push-to-talk no Celular

A tecnologia PoC é a forma de comunicação realizada através de um smartphone em que um usuário fala com outro usuário ou com vários grupos de usuários iniciando a chamada apenas com o apertar de um botão.

Por esta razão, o PoC é entendida como uma tecnologia que simula a comunicação dos conhecidos Rádio Comunicadores PTT.

Em comparação com as tecnologias tradicionais, o PoC apresenta diversas vantagens, como por exemplo, a configuração rápida de chamadas e um amplo alcance de rede.

Se quiser saber mais sobre a tecnologia Push-to-talk no Celular (PoC) clique aqui para acessar um artigo específico sobre o tema.

O Mercado Push to Talk no Celular: Crescimento e Componentes

A estimativa, apresentada no relatório, é que o mercado global de Push-to-talk no Celular cresça a uma taxa agregada anual (CAGR) de 8,5% durante o período de 2019 a 2026.

O mercado PoC foi avaliado em US$ 2,7 Bi em 2017 e o relatório aponta uma estimativa significativa de crescimento, atingindo US$ 5,7 Bi até 2026.

Um dos principais fatores que contribuem para esta expansão é o aumento na oferta de redes de dados de maior capacidade e cobertura em todo o mundo, como as redes 5G/LTE de próxima geração.

O mercado global Push-to-talk no Celular é subsegmentado em componentes, indústria e região.

Em relação aos componentes, o mercado é subsegmentado em equipamentos, software e serviços.

O segmento de equipamentos é ainda mais segmentado em dispositivos móveis, dispositivos de rede e acessórios.

O segmento de serviços também é mais subsegmentado em serviços de rede, serviços de integração e implantação e serviços de manutenção e suporte.

A crescente adoção de dispositivos IoT em vários setores está incentivando os fabricantes de dispositivos móveis a integrar softwares PoC nesses dispositivos.

Por tudo isso o subsegmento de software deve registrar mais de 30% da participação de mercado no final de 2018 no mercado global PTT no Celular.

mercado Push-to-talk no Celular
O mercado Push-to-talk no Celular cresce de forma robusta em Logística

O Software PoC Crescerá Mais Que o Mercado

Estima-se que o segmento de software cresça a uma taxa agregada anual (CAGR) maior que a prevista para o mercado em si (8,5%).

A demanda por software Push-to-talk no Celular está crescendo rapidamente em vários países devido ao aumento contínuo da força de trabalho móvel.

A demanda por serviços de integração, implantação, manutenção e suporte para soluções PoC está crescendo rapidamente em vários países em desenvolvimento.

Como resultado disso, espera-se também que o segmento de serviços tenha uma alta taxa de crescimento durante o período de previsão.

Com base na indústria, o mercado PTT no Celular é subsegmentado em diversas segmentos, como por exemplo:

  • Segurança pública
  • Construção
  • Energia
  • Serviços públicos
  • Transporte
  • Logística
  • Manufatura
  • Defesa
  • Viagens
  • Hospitalidade, entre outros.

Em relação a Segurança Pública e Privada, o crescimento do PoC é impactada positivamente pelos avanços em tecnologias de comunicação móvel.

Além disso, a presença de redes sem fio de próxima geração e a implantação de redes 5G em todo o mundo também são alguns dos fatores que impulsionam o mercado ptt no celular.

De acordo com o relatório, contratos de longo prazo com parceiros de negócios tendem a aumentar a receita e as novas estratégias de inovação são estimadas para permitir que os fornecedores de celulares entrem em novos mercados em crescimento.

Alguns dos participantes do mercado PoC incluem a AT&T, Qualcomm, Verizon, Motorola, Kyocera, Tornado Móvel, Sprint Corporation, Bell Canada, Simoco Wireless Solutions, Sonim Technologies, e Telo Systems.

mercado Push-to-talk no Celular
Segurança Privada é representativa no mercado Push-to-talk no Celular

BiPTT: Aplicativo PoC Brasileiro

No mercado brasileiro de aplicativo Push-to-talk no Celular destaca-se o BiPTT.

Além do próprio site (www.biptt.com), você pode conhecer o BiPTT através deste tutorial em video: Tutorial de BiPTT.